segunda-feira, 24 de setembro de 2007


24/09/2007 - 12h22
Pobres devem ser maiores vítimas de aquecimento, diz ONU
Por Alister DoyleDe Oslo
Os pobres estão entre os que provavelmente mais sofrerão em virtude das mudanças climáticas, afirmou um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma versão preliminar, segundo a qual o mundo precisa agir com rapidez para impedir elevações ainda mais danosas das temperaturas.Líderes mundiais se reúnem na segunda-feira, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, a fim de discutir formas de combater o aquecimento, tendo em vista também relatórios da entidade divulgados no começo deste ano afirmando que as atividades humanas eram, quase certamente, a causa do inegável aquecimento da Terra.Um novo esboço do documento "Sumário para Líderes Políticos", obtido pela Reuters, torna mais específicos os alertas sobre as mudanças climáticas e adiciona um toque humano ao tentar identificar as pessoas mais expostas ao fenômeno."Em todas as regiões, há certos setores da sociedade e certas comunidades que se vêem sob um risco particularmente grande, entre os quais os pobres, as crianças pequenas, os idosos e os doentes", afirmou o documento, preparado por 40 especialistas e que, no total, contará com cerca de 3.000 páginas.Os pobres, por exemplo, dependem muito da agricultura, uma atividade sujeita a grandes riscos devido às mudanças no padrão de chuvas e devido à desertificação na África, por exemplo. Na Ásia, os milhões de moradores de deltas de rio podem ser atingidos pela elevação dos oceanos ou por tempestades.O projeto do relatório elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), com data de 31 de agosto, será revisto e aprovado por representantes de governo em Valencia, Espanha, no mês de novembro. Esse documento atualiza um projeto de 15 de maio obtido pela Reuters no mês passado.O relatório diz que as emissões de gases do efeito estufa teriam de cair, até 2050, para algo entre 50 e 80 por cento dos níveis registrados em 2000, limitando o aumento da temperatura, assim, a algo entre 2 e 2,4 graus Celsius em relação à era pré-industrial.Esses cortes são muito mais profundos do que os que devem ser discutidos pelos países reunidos em Nova York.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007




























Hoje não postarei fotos de famosos,nem dos filhinhos de papai,crianças limpinha.Quero falar da outra realidade o outro lado da moeda que muitos conhece mas não dão valor,ou fingi não conhecê.Das pessoas que vivem em lugares assim,favelas aquele lugar que so aparece em jornais e tv,como senário da criminalidade,do narcotrafico,lugares que muitos acreditam que so mora bandidos e traficantes.Quantas imagens são postadas tendo destaque policiais com armas,bandidos sendo arrastados pelas calçadas,mas ninguem percebe que no canto da imagem tem familias olhando por deibaxo da porta assustadas,tem crianças vindo da escola,mulheres donas de casa prtegendo seus filhos de balas perdidas,comerciantes com seus comercios totalmente acabados por causa das invasões de policias e bandidos!!

Não colocarei um ponto final neste texto,pois esta historia não pode terminar assim.Deixarei as minhas e de muitos brasileiros interrogações...O que esta acontecendo???
?????????????????????????????
Daquelas pessoas que não recebem ajuda nenhuma de governo ,aquelas pessoas que acordam cedo para ganhar o sustento da familia,pessoas cidadãos,dignas ,pessoas que vota ,que pagam seus impostos e que são desprezadas por serem de classe baixa.Pessoas que vivem do seu proprio suor sem precisar de mensalão.Pessoa que não são pobres mas são pessoas que sobrevivem neste mundo corrupto.





Das familias que não tem condiçoes para pagar consultas medicas e por isso estão dispostos a se humilharem em busca de atendimentos,quantas pessoas passam horas e mais horas para serem atendidos,esperando a boa vontade de quen ira socorre-los, enquantos outros(principalmente crianças e idosos)não resiste.

Quantas vidas interropidas ,como se estivesse pedindo,mas será que estamos pedindo mesmo ??Onde esta nossos direito?o dinheiro dos nossos impostos pra onde estão indo??



Crianças passando fome,enquantos muitos tem e não dão valor outros não tem e valoriza aquilo que acha nos lixos,nas calçadas,alguns tem a sorte de receber esmolas e outros a sina de morrer de fome.



Meninas dona de casa:Desde cedo aprendem os serviços domestico enquanto seus pais trabalham.




Pessoas que fazem escolhas diferentes


Prostituição>
Gravidez na adolecência>





Drogas>



Meninos da cidade:assumem desde cedo a trablhar feito homens,e tem a responsabilidade no sustento da familia,e deixam pra traas a infancia.Uma infância que nem eles mesmos sabem explicar




Das crianças que deixam de estudar e passam a trabalhar nas ruas,vendendo doces,limpando carros,meninas que tem seus futuros interrompidos,pelo simples fato de:Não ter condições,por isso tem que trabalhar cedo demais.



Quantas crianças são vitimas das querras,causadas por ambição ,arrogancia,desrespeito.Quantas vidas inocentes teve que interromper suas historias pra fazer parte da historia de um pais cheio de violência???


Crianças que sofrem descriminações Quem ira nos dará a mão??Quem....
Estamos chegando ao limite. A vergonha já tinha acabado. Mas, agora acabou o medo. A lei esta protegendo o crime. Não é possível que não haja uma instituição nacional que possa impedir esta, como direi, esta emporcalhada imundice, esta homenagem ao crime.Estão dando bofetadas na sociedade e ninguém reage? A opinião pública vai continuar a apanhar na cara e ninguém nos protege?Estão provando que o crime compensa. Alguém tem de impedir o fim da lei no Brasil. Quem? O Ministério Público, o Supremo Tribunal Federal? Quem? Tem de haver uma intervenção em Rondônia. Mas quem vai intervir? A Saúde Pública? O departamento de águas e esgotos? Os limpadores de fossa?Ah!!! Talvez o Governo Federal pudesse intervir, mas o governo Lula está sem tempo, está tentando impedir investigações nas CPIs. Talvez a ONU, quem sabe, Alá! Isso, Deus...Quem? Quem pode intervir? Quem?
,




Quem poderá nos ajudar??Se ninguem consegue nos ouvir!!Assim como nosso presidente não ouviu o clamor de um pobre lavrador,que gritou se humilhou pedindo ajuda e a unica coisa que conseguiu foi os maus tratos e desprezo.


Acabei de tirar a conclusão:So entra em no Palacio do Planalto homens engravatas,indieirados e que saiba fazer qualquer truque dos mais simples como enganar seus eleitores ao mais dificil como colocar dinheiro na cueca.






Agora so nos resta,unir nossas forças,e corrê atras dos nossos direitos,fazer novas escolhas,tomar novas atitudes e gritar em busca de igualdade , liberdade e dias melhores.


Imagem de Tarsila do Amaral


































































































































































































































































































































































quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Imagem da Catarata do Iguaçu



Antes



depois





As súplicas das tantas águas e terras do nosso Brasil ressoam por entre vales, entranham dentre as veredas, planícies, montanhas. Gritam por socorro, pedem vida ao mostrar sua morte. O calvário está no chuá- chuá que agora não é tão alto, nos leitos dos rios: repletos de lixo, na sequidão da terra, gerando fome e angústia no pequeno agricultor, fauna, flora, e em nós. Há um pedido de ajuda no ar. A terra e a água estão doentes. Também estou, afinal ‘...não posso respirar, não posso mais nadar, a terra está morrendo, não dá mais pra plantar: se plantar não nasce, se nascer não dá...’. O clamor percorre ouvidos e coração, só não chega á razão. Razão que permite a transposição do rio São Francisco, a monocultura, desmatamento, eucalipto, tudo em nome do ‘santo’ lucro.
água é fonte de vida! Não é mercadoria! Os capitalistas expandiram seus domínios sobre os bens da criação. Agora ameaçam de morte as águas, apropriam, vendem e a envenenam. Fazem isso através dos grandes projetos de irrigação, das hidrelétricas e das barragens, da cobrança de água, do uso industrial, da mineração e das parcerias público-privadas nos serviços de saneamento básico. O perímetro irrigado do Gurutuba, da Jaíba, do Jequitaí; as barragens de Berizal, Aimorés, Fumaça, Irapé; a poluição da Votorantin em Três Marias; e a transposição do Rio São Francisco são algumas das ameaças concretas da morte das nossas águas. Afirmamos que a água é direito humano e bem ambiental de uso comum do povo e da natureza!




terça-feira, 18 de setembro de 2007

Nossos dias vão ficando normais


"Com armas em punho, policiais caminham ao lado de crianças durante operação na favela Parque Alegria, no Rio; uma pessoa morreu durante um tiroteio que chegou a fechar a Linha Vermelha ".

Esta foi a noticia do dia 18 de setemro de 2007,um tiroteio entre policiais e bandidos ,na qual deixa uma pessoa morta.E a cena em que me chama mais atenção é a naturalidade que acontecem nas favelas,policias invadem ruas, casas, todos os lugares, armados ,enfrenta os bandidos ,rola tiroteios ,mortes e depois passa pelas crianças como se fosse um desfile ,como se estivessem ensinando aquelas crianças como agir agora e futuramente:Pegando uma arma colocando na cintura invadindo os luagres (ruas,favelas,vilas ) seja ele qual for e atirar mesmo sabendo que poderá ferir alguem,enquanto as outras pessoas tentam se proteger e proteger seus filhos.Depois que o espetacúlo termina os corpos são arrastados pelas calçadas como se fossem ratos imundos e o restante da população saem de suas casas assustados,aterrorizadas na espera de um novo duelo entre policias e bandidos.O vencedor é aquele que atirar mais e pra todos os lugares tentando acertar seu inimigo>E a plateia sera aqueles favelados de sempre.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Fragmento de Clarice Lispector



"O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar, duram uma eternidade"

********************************

"Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma. Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro...há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo... Assim fiquei eu...Para me adaptar ao que era inadaptável, para vencer minhas repulsas e meus sonhos, tive que cortar meus grilhões - cortei em mim a forma que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também a minha força. Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para um inferno qualquer. Se é que uma vida morna não é ser punida por essa mesma mornidão. Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. Gostaria mesmo que você me visse e assistisse minha vida sem eu saber. Ver o que pode suceder quando se pactua com a comodidade da alma"

Clarice Lispector